Câmara de Barcelos dá fruta, tomates e cenouras a quase 5.000 alunos do concelho

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 01 nov (Lusa) - Quase cinco mil alunos de Barcelos vão ter direito, duas vezes por semana e de forma gratuita, a uma peça de fruta ou a tomates e cenouras fornecidos nas salas de aula, informou hoje o Município.

Trata-se do Regime da Fruta Escolar (RFE), com que o Município de Barcelos foi contemplado pelo segundo ano consecutivo e que este ano letivo vai beneficiar 4.835 alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

O investimento deverá rondar os 50 mil euros, sendo financiado com verbas da União Europeia, no âmbito dos regulamentos relativos à ajuda comunitária para a distribuição de frutas e produtos hortícolas nas escolas.

Os alunos podem optar por maçã, pera, clementina, tangerina, laranja, banana, pêssego e tomate, em todos os casos com direito a uma unidade por cada dia de fornecimento.

Duas ameixas ou duas cenouras são outras das opções.

Caso optem por cerejas ou uvas, a medida é meia chávena almoçadeira por dia.

A fonte da Câmara de Barcelos sublinhou que este programa "não coincide com qualquer outra refeição nem substitui outros complementos alimentares como o leite escolar".

Os frutos são distribuídos durante a tarde, na sala de aula, uma vez que a esta iniciativa está associada a outras atividades de caráter pedagógico, nomeadamente ao nível das disciplinas do meio físico e social e da língua portuguesa.

O RFE elege três áreas de intervenção, a primeira das quais ao nível da saúde pública, contribuindo para a redução do risco de obesidade infantil e de doenças crónicas associadas à obesidade.

A educação, procurando reforçar a aquisição de competências nos domínios da educação alimentar e da saúde em contexto escolar, é outras das áreas daquele regime.

A última, ao nível da agricultura, procura aproximar as crianças do mundo rural e dar a conhecer a proveniência dos alimentos, com vista à criação e manutenção de hábitos de consumo hortofrutícolas.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.