Universidade sul-africana Nelson Mandela acusada de discriminar cegos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Port Elizabeth, África do Sul, 01 nov (Lusa) - A universidade Nelson Mandela, na África do Sul, está a ser acusada de discriminação por ter recusado admissão a três alunos por serem cegos.

A recusa da Universidade Metropolitana Nelson Mandela, localizada na cidade costeira de Port Elizabeth, foi justificada pela falta de "instalações adequadas" para atender às necessidades dos três alunos.

A porta-voz da instituição, Roslyn Baartjes, disse à agência France Presse que a universidade "não concede acesso a estudantes completamente cegos porque não tem os recursos necessários para os ajudar".

Esta decisão foi criticada por organizações de direitos humanos, que se queixaram ao Conselho Nacional para os Cegos da África do Sul, que visitará a universidade na próxima semana.

Os alunos recusados manifestaram a sua tristeza com a posição da universidade: "o meu sonho antigo foi destruído", afirmou Avukile Jeke, de 21 anos, acrescentando que "o que magoa mais" é ter sido recusado por algo que obviamente não escolheu para si.

Além de Jeke, Lubabalo Sapepa, também de 21 anos, e Yanelisa Ginida, de 19, candidataram-se em julho.

Um mês depois, quando se apresentaram para fazer um exame de aptidão, foi-lhes dito que não era possível.

Contudo, um colega seu que é parcialmente cego foi aceite pela Universidade Nelson Mandela, assim chamada em homenagem ao histórico líder político que lutou pelo fim do regime de discriminação racial no país e que foi o primeiro negro a presidir à África do Sul.

APN // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.