Menina de quatro anos violada por professor de escola islâmica no Paquistão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Islamabad, 01 nov (Lusa) - Uma menina de quatro anos foi hospitalizada, em estado crítico, depois de ter sido violada por um professor de uma escola religiosa islâmica (madrassa) na localidade de Vehari, no leste do Paquistão, disse hoje fonte policial.

O principal suspeito da agressão foi detido, depois da denúncia apresentada após a violação da menina, identificada como Sumaya, na terça-feira, no primeiro dia em que a criança frequentou a 'madrassa'.

"Depois de terminar as aulas e mandar as outras crianças para casa, o violador levou Sumaya para um quarto e consumou o crime", disse à agência noticiosa espanhola EFE um responsável policial de Vehari, Rao Tariq Pervez, acrescentando que o suspeito estava na escola há dois meses.

Os familiares encontraram a menina inconsciente, na escola, e levaram-na para uma clínica, "mas a gravidade do estado da criança obrigou à transferência para um hospital, onde foi constatada a violação", afirmou Pervez.

A mesma fonte afirmou que a situação da criança está a evoluir positivamente.

Um outro responsável policial, Sadiq Ali Dogar, declarou ao jornal local Express Tribune que o alegado violador foi detido numa 'madrassa' próxima, onde se tinha escondido. Dois outros professores da escola onde ocorreu a violação fugiram, disse.

O jornal acrescentou que, na sequência do crime, os residentes locais realizaram um protesto e anunciaram um boicote às 'madrassas' da zona.

No mês passado, um grupo de homens violou uma menina de cinco anos, que foi abandonada num hospital da cidade de Lahore, também no leste do Paquistão.

As câmaras de segurança captaram o momento em que a criança foi abandonada, mas a polícia não conseguiu ainda encontrar os autores de crime, que deu origem a grandes manifestações de protesto contra a passividade das autoridades em relação à violência sexual no Paquistão.

As denúncias de violações no país asiático tem vindo a aumentar, enquanto alguns setores políticos e organizações de defesa das mulheres continuam a realizar campanhas para aumentar a visibilidade do problema.

EJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.