Kerry admite que espionagem foi "demasiado longe"

Kerry admite que espionagem foi "demasiado longe"
| Mundo
Porto Canal

O secretário de Estados dos Estados Unidos, John Kerry, disse na quinta-feira, em videoconferência, que a espionagem norte-americana foi "demasiado longe", algo que atribuiu ao facto de a política de informações secretas ter estado em "piloto automático".

Kerry fez estas declarações numa ligação por vídeo com Londres, onde se realiza até hoje uma conferência sobre governabilidade e participação da sociedade civil.

"Não há dúvida de que o Presidente, eu próprio e outros no Governo norte-americano, temos conhecido detalhes de atos que têm acontecido em piloto automático, porque a tecnologia estava assim e se manteve ao longo de um extenso período", justificou Kerry.

"Em alguns casos, reconheço, como fez o Presidente (Barack Obama) que estas ações foram demasiado longe e vamos assegurar que não acontecerão novamente no futuro", prometeu o chefe da diplomacia norte-americana.

Entretanto, Edward Snowden, o ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, que revelou vários episódios de espionagem está disposto a depor no tribunal e no Bundestag (câmara baixa) da Alemanha, divulgou no seu site o jornal "Süddeutsche Zeitung ".

Snowden, que se encontra exilado em Moscovo, informou esta decisão numa reunião que manteve na quinta-feira na capital russa com o deputado de Os Verdes e membro da Comissão de Assuntos Secretos do Bundestag, Hans-Christian Strobele.

Segundo Strobele, Snowdem "está bem e com bom aspeto" e "deixou claro que sabe muito".

O deputado acrescentou que Snowden lhe entregou uma carta destinada ao Governo alemão, Bundestag e Procuradoria-Geral.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.