Dez municípios do Norte querem elevar Caminhos de Santiago a património mundial

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 19 set (Lusa) - Dez municípios do litoral norte, que até 2018 vão investir cerca de 1,6 milhões de euros na valorização do Caminho português da Costa a Santiago, assumiram hoje a intenção de candidatar aquele itinerário religioso a património mundial da Unesco.

A intenção foi realçada hoje em Viana do Castelo pelo diretor regional de Cultura do Norte, António Ponte, durante a assinatura do termo de aceitação da candidatura "Valorização dos Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa" financiada em 85% por fundos do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 aos fundos do Norte 2020.

Além daquela classificação, já atribuída ao Caminho Francês (em território Espanhol) em 1993, os dez concelhos pretendem ainda "promover a classificação deste percurso de peregrinação como Itinerário Cultural Europeu", também já atribuído ao Caminho francês em 1987.

A classificação do Caminho português da costa como Itinerário Cultural Europeu será iniciada a partir de julho de 2018 após a conclusão, em julho de 2018, do investimento de 1,6 milhões de euros da candidatura a aplicar desde "a Sé do Porto até à ponte centenária em Valença".

O concelho de Caminha, com mais de 269 mil euros, é o município que vai receber mais dinheiro. Já a Póvoa de Varzim é o concelho que recebe a menor comparticipação da candidatura, pouco mais de 71 mil euros.

Para António Ponte, o produto turístico que o Caminho português pela costa representa é um "conceito que importa explorar, em associação".

"Esta associação do turismo cultural, religioso e de natureza é cada vez mais importante. O mono produto não funciona, já está provado. Importa agregar um conjunto de produtos diversificados que respondam aos gostos dos caminheiros e ao gosto de grupos de caminheiros", sustentou.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa sublinhou o caráter "inovador" da candidatura hoje formalizada.

"Colocar dez municípios de acordo com um projeto não é fácil mas fomos capazes de nos reunirmos em torno de um objetivo comum", frisou.

A candidatura que junta os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença "foi elaborada entre abril e junho desde ano " e vai começar a ser implementada "a partir de outubro com um prazo de execução de um ano e meio".

O projeto prevê "a uniformização da sinalética no Caminho, a promoção do evento cultural "Sons no Caminho", a criação de um logótipo, guias e brochuras e de um 'website' e aplicação móvel, a publicação de um livro científico, a requalificação de espaços, a produção audiovisual sobre o Caminho e um seminário final com os resultados do projeto".

A rede intermunicipal "vai permitir potenciar a comunicação e promoção do Caminho Português da Costa através de uma imagem de marca única, de uma comunicação unificada, com clara racionalização de recursos, permitindo fazer mais e melhor por menos".

Os dez municípios sublinham que "o Caminho Português a Santiago é o segundo percurso mais percorrido, a seguir ao francês, e tem registado um crescimento consolidado com crescente interesse nacional e internacional".

"A variante Caminho Português da Costa tem registado precisamente as mesmas tendências, apesar das dificuldades nomeadamente de natureza infraestrutural, nomeadamente sinalização deficiente, reduzida densidade de instalações de receção e de prestação de serviços de apoio e informação que permitam dignificar e potenciar o seu valor intrínseco e adaptá-lo às condições atualmente exigidas pelos modernos peregrinos", sustentam na candidatura.

A candidatura conjunta resultou de "um trabalho desenvolvido pelos pelouros da Cultura dos dez municípios abrangidos pelo traçado" e que envolveu também técnicos da Área Metropolitana do Porto e das Comunidades Intermunicipais (CIM) do Cávado e Ave e do Alto Minho que foi validado pela Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN).

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.