Ampliação de pedreira em Penafiel gerará 900.000 toneladas de granito por ano

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 31 out (Lusa) - O projeto de ampliação da pedreira do Baldio, em Penafiel, que se encontra em fase de avaliação ambiental, estima que a produção de granito seja de 900.000 toneladas por ano.

No estudo de impacte ambiental, que pode ser consultado até 29 de novembro, a empresa promotora, Secil Britas, prevê que haja reservas para uma exploração contínua ao longo de 54 anos.

O projeto em avaliação, segundo o resumo consultado pela Lusa, prevê a ampliação da pedreira, maioritariamente localizada em Rio de Moinhos, dos atuais 38 hectares, para 66,5 hectares, o que traduz reservas de cerca de 48,5 milhões de toneladas de granito vendável

A empresa pretende alargar a sua atual área, passando a afetar outra contígua, com cerca de 16 hectares, e fundir com a atual pedreira de Solheira, adquirida a um empresário local, com 10,3 hectares.

O conjunto do projeto de ampliação afetará território de Rio de Moinhos, Cabeça Santa e Boelhe, três freguesias situadas a cerca de 10 quilómetros da cidade de Penafiel.

O resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental pode ser consultado nas juntas de freguesias, anunciou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente.

O estudo completo, que inclui o resumo não técnico, pode também pode ser observado na Agência Portuguesa do Ambiente, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e na Câmara Municipal de Penafiel.

A avaliação de impacte ambiental, que precede o licenciamento, ocorre quando determinados projetos, "pela sua natureza, dimensão ou localização, sejam suscetíveis de provocar efeitos significativos no ambiente.

A fase de consulta destina-se a proporcionar a participação das entidades e cidadãos interessados, sendo apreciadas pelas entidades competentes as exposições apresentadas por escrito, desde que relacionadas especificamente com o projeto.

A Declaração de Impacte Ambiental deverá ser emitida até 18 de fevereiro de 2014.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.