Ampliação de pedreira em Penafiel gerará 900.000 toneladas de granito por ano

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 31 out (Lusa) - O projeto de ampliação da pedreira do Baldio, em Penafiel, que se encontra em fase de avaliação ambiental, estima que a produção de granito seja de 900.000 toneladas por ano.

No estudo de impacte ambiental, que pode ser consultado até 29 de novembro, a empresa promotora, Secil Britas, prevê que haja reservas para uma exploração contínua ao longo de 54 anos.

O projeto em avaliação, segundo o resumo consultado pela Lusa, prevê a ampliação da pedreira, maioritariamente localizada em Rio de Moinhos, dos atuais 38 hectares, para 66,5 hectares, o que traduz reservas de cerca de 48,5 milhões de toneladas de granito vendável

A empresa pretende alargar a sua atual área, passando a afetar outra contígua, com cerca de 16 hectares, e fundir com a atual pedreira de Solheira, adquirida a um empresário local, com 10,3 hectares.

O conjunto do projeto de ampliação afetará território de Rio de Moinhos, Cabeça Santa e Boelhe, três freguesias situadas a cerca de 10 quilómetros da cidade de Penafiel.

O resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental pode ser consultado nas juntas de freguesias, anunciou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente.

O estudo completo, que inclui o resumo não técnico, pode também pode ser observado na Agência Portuguesa do Ambiente, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e na Câmara Municipal de Penafiel.

A avaliação de impacte ambiental, que precede o licenciamento, ocorre quando determinados projetos, "pela sua natureza, dimensão ou localização, sejam suscetíveis de provocar efeitos significativos no ambiente.

A fase de consulta destina-se a proporcionar a participação das entidades e cidadãos interessados, sendo apreciadas pelas entidades competentes as exposições apresentadas por escrito, desde que relacionadas especificamente com o projeto.

A Declaração de Impacte Ambiental deverá ser emitida até 18 de fevereiro de 2014.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.