Arguidos na derrocada que matou 3 trabalhadores em Braga remetem-se ao silêncio

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 31 out (Lusa) - O engenheiro e o empreiteiro arguidos no caso da morte de três trabalhadores numa obra em Braga, em 2008, remeteram-se hoje ao silêncio no início da repetição do julgamento, no Tribunal Judicial daquela comarca.

Os arguidos são acusados do crime de violação das regras de construção, agravado pelo resultado morte.

O acidente registou-se a 08 de setembro de 2008, na Rua dos Chãos, cidade de Braga, quando as vítimas trabalhavam na construção de um prédio e ficaram soterradas numa vala, após o desmoronamento de um edifício contíguo.

Em junho de 2012, o Tribunal de Braga tinha condenado cada um dos arguidos a dois anos e meio de prisão, com pena suspensa.

Aplicou ainda 300 dias de multa, à taxa diária de dez euros, à empresa responsável pela obra, também arguida no processo.

Os arguidos foram ainda condenados a indemnizar as famílias das vítimas, num montante que poderá rondar o milhão de euros

A defesa recorreu para a Relação, que devolveu o processo ao Tribunal de Braga, mandando repetir o julgamento na íntegra, por considerar haver "vício de insuficiência" da prova.

Hoje, o tribunal está a ouvir os dois peritos da Universidade do Minho responsáveis por um parecer que concluiu as escavações da obra em causa não terão sido as "adequadas" face à "situação calamitosa" do prédio contíguo, que acabou por ruir.

Um dos peritos afirmou que os autos de vistoria da Câmara ao prédio que ruiu "permitem perceber" que a degradação desse edifício era contínua e progressiva.

Admitiu ainda que a vibração causada pela máquina que trabalhava nas escavações também poderá ter contribuído para a derrocada.

No entanto, acabou também por afirmar que não é possível garantir que o prédio não cairia "por si", mesmo sem as escavações e as vibrações.

"O risco zero não existe na engenharia", afirmou.

No primeiro julgamento, o Tribunal de Braga deu como provado que o plano de segurança da obra "não contemplava" a abertura daquela vala, que teria 80 centímetros de profundidade, cem centímetros de largura e oito metros de comprimento.

Acrescentou os arguidos não cuidaram de entaipar a vala nem promoveram estudos geológicos dos terrenos envolventes ou sobre a robustez do prédio que ruiu.

O coletivo de juízes considerou ainda que os arguidos "agiram conscientes da possibilidade" de aquele prédio ruir e do consequente risco para a vida dos trabalhadores.

Por isso, imputou-lhes uma conduta negligente, tanto mais que "era visível" o estado de degradação do prédio que ruiu, que teria à volta de cem anos.

Para João Magalhães, advogado de defesa da empresa e do empreiteiro, aquela decisão contraria anteriores sentenças proferidas pelo tribunal do trabalho, que absolveu os arguidos, e na ação cível.

João Magalhães defendeu que a prova da culpa dos arguidos "foi zero" e que quem deveria estar no banco dos réus era a Câmara de Braga e o proprietário do imóvel que ruiu, bem como a Autoridade para as Condições do Trabalho.

Sublinhou que a ameaça de ruína do prédio já era pública há dez anos, mas a Câmara só declarou a sua expropriação um ano e meio depois da derrocada mortal.

Garantiu ainda que a vala em questão não passava de "um pequeno buraco, que daria pelos joelhos dos trabalhadores", e sublinhou que a obra seguiu "à risca" o projeto aprovado pela Câmara.

Na sessão de hoje, João Magalhães garantiu que, na manhã do dia da derrocada, estiveram na obra elementos do Departamento de Arqueologia da Câmara a fazer escavações.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.