Passos e Portas tudo fazem para desviar as atenções - Seguro

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 out (Lusa) - O secretário-geral do PS acusou hoje o primeiro-ministro de tudo fazer para desviar atenções do debate do Orçamento, depois de confrontado com o desafio para celebrar com o Governo um compromisso de redução estrutural da despesa.

António José Seguro falava aos jornalistas no final da sessão de abertura do debate na generalidade da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2014.

Hoje, logo na sua intervenção inicial do debate, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que o Governo quer reduzir a carga fiscal de modo permanente e defendeu que esse objetivo depende de um compromisso político de médio e longo prazo para a redução da despesa que envolva o PS.

Interrogado pelos jornalistas se aceita sentar-se à mesa com o executivo para concretizar uma reforma do Estado, António José Seguro deu a seguinte resposta: "O Governo, o primeiro-ministro e o vice-primeiro-ministro [Paulo Portas] fazem tudo para desviar as atenções da vida e dos problemas dos portugueses e deste Orçamento, que apresenta brutais cortes das pensões, dos salários, na educação ou saúde".

"Não alinho em desvirtuar o debate [do Orçamento do Estado para 20149 e, por isso, estou concentrado em demonstrar que esta proposta do Governo é um plano de cortes que empobrecerá e afundará ainda mais o país. O país precisava de ter outro Orçamento e outra estratégia de finanças públicas que estivesse ao serviço do país", declarou.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.