Descida da taxa de desemprego dá esperança e confiança - Mota Soares

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 out (Lusa) - O ministro do Emprego apontou hoje como sinais que "dão esperança e confiança" os dados do Eurostat segundo os quais houve uma descida da taxa de desemprego em setembro de 2013 face ao mesmo mês de 2012.

Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, questionado se esta descida é sustentável, Pedro Mota Soares limitou-se a afirmar que o executivo PSD/CDS-PP fará tudo o que puder "para promover medidas ativas de emprego, para promover a contratação" e que isso "é a primeira prioridade do Governo".

Interrogado sobre uma eventual revisão do quadro macroeconómico, o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social respondeu: "Os dados que estão inscritos no Orçamento do Estado para 2013 são dados que são dados recentes, são dados que são dados prudentes, não há nenhuma justificação para que essa expetativa seja neste momento alterada".

A previsão de taxa de desemprego mais recente do Governo para 2013, inscrita no Orçamento do Estado para 2014, é de 17,4%.

De acordo com o Eurostat, a organização de estatística da União Europeia, a taxa de desemprego em Portugal foi de 16,3% em setembro deste ano, ligeiramente abaixo dos 16,5% registados em agosto e dos 16,4% verificados um ano antes.

Portugal mantém a quinta taxa de desemprego mais elevada da União Europeia, apenas atrás da Grécia (27,6%), da Espanha (26,6%), da Croácia (17,2%) e de Chipre (17,1%).

Classificando o desemprego como "o maior problema económico e é o maior drama social que Portugal tem", o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social considerou positivo que, "nos últimos oito meses, a taxa de desemprego se tenha vindo a reduzir" e que, "pela primeira vez em cinco anos, o desemprego desça, não só relativamente ao mês anterior, mas relativamente ao ano anterior".

Mota Soares assinalou que, segundo o Eurostat, "a taxa de desemprego em setembro de 2013 é inferior àquela que era em setembro de 2012", acrescentando: "Estes sinais positivos dão esperança e confiança de continuarmos a trabalhar exatamente para podermos ajudar a criar mais postos de trabalho, podermos combater o desemprego, podermos promover contratação, que é a primeira prioridade do Governo".

IEL (ATF) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.