Membro das Pussy Riot abandona greve de fome na prisão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 01 jun (Lusa) - Maria Alekhina, membro do grupo de punk russo Pussy Riot, abandonou hoje a greve de fome que começou há nove dias, depois de a administração da prisão onde está presa ter satisfeito as tuas exigências.

"Há uma hora atrás, a administração da prisão onde ele está internada Mary levou-a numa espécie de excursão para lhe mostrar que satisfez todas as suas exigências", disse à agência Interfax Piotr Verzílov, marido de Nadezhda Tolokónnikova, outro membro do grupo de música.

Em concreto, explicou, foram removidos os cadeados das dependências onde trabalham as presas e também foram retiradas outras medidas que recentemente endureceram o regime interno da prisão.

"Todas as acusações de Maria foram satisfeitas pela administração prisional, após o que anunciou o fim da greve de fome", disse o marido de Tolokónnikova, também ele fundador do grupo artístico Voiná, famoso pelas suas criações contra o Kremlin.

Aliójina, que cumpre dois anos de prisão por em fevereiro de 2012 ter feito uma oração punk na principal igreja ortodoxa russa, declarou greve de fome depois de lhe ter sido negado o direito a assistir à audiência sobre a sua possível liberdade condicional.

A administração da prisão de Perm mostrou-se contra a liberdade condicional, justificando com o seu mau comportamento, a reiterada violação das regras da prisão e a recusa em se arrepender dos seus atos.

Pouco depois, a detida pôs várias condições à administração da prisão para abandonar a sua ação de protesto.

Há um mês, a justiça negou também a liberdade condicional à sua colega Nadezhda Tolokonnikova que, como Aliójina, tem de cumprira dois anos de prisão pelo mesmo crime: "vandalismo motivado por ódio religioso".

Ambas mantêm sua inocência e insistem que a ação na catedral de Cristo Salvador tinha fins políticos e não era dirigida contra os crentes ortodoxos.

O presidente russo, Vladimir Putin, apoiou repetidamente a prisão das Pussy Riot.

IM//

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.