Guião é “cartilha da direita” para “desmantelamento e privatização" - PCP

| Política
Porto Canal

O deputado do PCP António Filipe classificou hoje o denominado guião para a reforma do Estado como a "repetição da cartilha da direita" para "o desmantelamento e a privatização das funções sociais do Estado", nos Passos Perdidos do Parlamento.

"Trata-se de uma manobra de diversão. Também, na verdade, de um guião não para a reforma, mas para o desmantelamento do Estado Social e suas funções. Trata-se da repetição de uma cartilha da direita portuguesa desde há muitos anos que aponta no sentido do desmantelamento e da privatização das funções sociais do Estado, constitucionalmente previstas", afirmou o parlamentar comunista.

O vice-primeiro-ministro da maioria PSD/CDS-PP, Paulo Portas, apresentou hoje os traços gerais do documento, depois de aprovado em Conselho de Ministros, adiantando tratar-se de medidas para mais de uma legislatura, que poderão incluir mexidas na Constituição da República.

"É um guião de afronta ao Estado democrático e constitucional em que vivemos, de subversão do Estado democrático e social, que a direita sempre prosseguiu e este Governo tem procurado levar à prática também a pretexto do memorando da ‘troika', que não subscreveu, mas sempre apoiou", acrescentou António Filipe.

O deputado comunista considerou ainda que o executivo liderado por Passos Coelho tentou levar a cabo uma "farsa", na véspera do início debate sobre o Orçamento do Estado para 2014 para "desviar as atenções de uma proposta que é verdadeiramente de terrorismo social", com "profundos cortes" que "o Governo já decidiu".

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.