Governo quer preparar redução do IRS para 2015 - Paulo Portas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 out (Lusa) - O vice-primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai nomear em 2014 uma comissão de reforma do IRS, composta por "especialistas com abrangência política", adiantando que o executivo pretende preparar uma redução deste imposto para 2015.

"Para fazer uma boa reforma do IRS que tenha em atenção a questão da penalização do trabalho no sistema fiscal e que tenha em atenção a valorização da família, até pela emergência da questão demográfica que Portugal está a viver, isso tem de ser feito com tempo, estudado, contrastado, testado, como se fez, aliás, com o IRC, o que significa confiar numa comissão de especialistas com abrangência política e preparar esse desagravamento, como está dito no documento, para 2015", declarou Paulo Portas.

O vice-primeiro-ministro falava na conferência de imprensa de apresentação de um documento do Governo com "orientações para a reforma do Estado", na Presidência do Conselho de Ministros.

No que respeita ao IRS, este documento refere: "O Governo tem consciência da necessidade de criar condições para começar a inverter a trajetória de agravamento do IRS. O início desse processo deverá ter lugar ainda nesta legislatura [que termina em 2015]".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".