CGTP diz que proposta vai prolongar recessão e violar Constituição

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 de out (Lusa) - O secretário geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou hoje que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014 vai prolongar a recessão, desestruturar a vida da população e violar a Constituição da República.

Para o sindicalista, o OE é um instrumento da "política que asfixia a economia, prolonga a recessão e esmaga os rendimentos dos que vivem e trabalham em Portugal".

"Este Orçamento destrói e desestrutura a vida da generalidade da população e transforma em permanentes, medidas que foram apresentadas como temporárias", disse Arménio Carlos aos jornalistas no final de uma reunião do Conselho Nacional da Intersindical.

O líder da Inter salientou que "pelo terceiro ano consecutivo", o OE "viola a lei constitucional".

"Este é claramente um Governo que está em rota de colisão com a Constituição da República Portuguesa e a procurar fazer desta o bode expiatório para justificar a continuação da ingerência externa através de um 2º resgate ou de um programa cautelar", disse.

O sindicalista acusou ainda o Presidente da República de estar a "caucionar esta política que fragiliza a democracia" em vez de fazer cumprir a Constituição.

Arménio Carlos lembrou que a CGTP tem apresentado propostas alternativas para o desenvolvimento do país e disse que o Conselho Nacional da central exigiu hoje o aumento do Salário Mínimo Nacional para os 515 euros, subsídio social de desemprego para todos os desempregados que não tenham proteção social e que o Presidente da República solicite a fiscalização preventiva da constitucionalidade do OE.

O Conselho Nacional da Inter assumiu ainda que vai reforçar a mobilização para a concentração marcada para sexta-feira junto ao Parlamento para rejeitar a proposta de OE.

RRA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Confira todos os nomes da mesa da Assembleia da República 

José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República (AR), na tarde desta terça-feira, com 160 votos a favor, na sequência de um acordo estabelecido entre o PSD e o PS.

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.