Câmara de Santo Tirso transfere subsídio para agrupamentos escolares

| Política
Porto Canal / Agências

Santo Tirso, 30 out (Lusa) -- A Câmara de Santo Tirso aprovou hoje a transferência de um subsídio de 6500 euros para livros e material para cinco agrupamentos de escolas, sendo o objetivo do presidente da autarquia duplicar o número de jovens com apoio socioeducativo.

"Com a segunda fase de transferências aprovada hoje na reunião pública do executivo, na ordem dos 6500 euros, a Câmara de Santo Tirso garante, assim, a cobertura de 1013 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico que têm direito ao escalão A e ao escalão B do abono de família", pode ler-se no comunicado da autarquia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto garante que autarquia vai "fazer mais" nesta matéria, pretendo a partir de janeiro de 2014 subir o patamar dos escalões.

"Queremos duplicar o número de jovens que têm este apoio em Santo Tirso", disse, explicando que será inscrita no orçamento para o próximo ano uma verba que permita esta subida dos patamares dos escalões.

A medida hoje aprovada em reunião do executivo "tem por objetivo o combate à exclusão social e a promoção de igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolar".

De acordo com o comunicado da autarquia, estão abrangidos por esta proposta o Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, o Agrupamento de Escolas D. Dinis, Agrupamento de Escolas de S. Martinho e Escola Básica Integrada de Aves/S. Tomé de Negrelos.

"A par do subsídio para livros e material escolar, a Câmara tem atribuído às escolas do 1º Ciclo, também, um subsídio que ronda os 267 mil euros para a alimentação dos alunos carenciados, um valor que sobe para os 403 mil euros se forem englobados os alunos do Ensino Pré-Escolar que também recebem este subsídio", acrescenta o mesmo texto.

Joaquim Couto venceu as eleições de 29 de setembro pelo PS, tendo conquistado a maioria absoluta, elegendo assim cinco dos nove vereadores da autarquia.

Hoje ficaram ainda decididos os pelouros atribuídos a cada vereador, tendo Joaquim Couto ficado, entre outros, com as Finanças (em articulação com o vice-presidente da câmara), Planeamento e Gestão Urbanística e Obras Municipais.

Já o vice-presidente, Luciano Gomes, fica responsável pela Gestão autárquica, Mobilidade e Recursos Humanos.

Ana Maria Ferreira, que transitou do anterior executivo, liderado pelo socialista Castro Fernandes, mantém a Educação e Valorização do Capital Humano, ficando ainda responsável pela Cultura e Turismo, em articulação com a Presidência.

Relações internacionais, Juventude, Associativismo e Desporto ficam nas mãos de José Pedro Machado, enquanto a Coesão Social, Habitação, Proteção Civil e Ambiente são áreas da responsabilidade de Alberto Costa.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.