Autarca da Figueira da Foz satisfeito com distinção da Câmara no 'ranking' da transparência

| País
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 30 out (Lusa) - O presidente da Câmara da Figueira da Foz manifestou-se hoje "muito satisfeito" com a distinção da autarquia como a mais bem classificada no 'ranking' de transparência municipal, hoje divulgado pela Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC).

João Ataíde (PS), afirmando-se "surpreendido", entende que é possível fazer melhor.

"A distinção revela os esforços que estamos a fazer para otimizar a relação entre a administração pública e os munícipes", disse João Ataíde à agência Lusa.

O município da Figueira da Foz é o mais bem classificado num 'ranking' de transparência municipal onde a média das 308 câmaras é de apenas 33 pontos num máximo de 100, revelou hoje a Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC).

O estudo apresentado em Lisboa foi feito com base no levantamento da informação disponível nos 'websites' dos 308 municípios, segundo 76 indicadores, agrupados em sete áreas. A Figueira da Foz, com 61 pontos, foi o município melhor classificado, seguido de Alfândega da Fé (59) e Batalha (58).

João Ataíde sublinhou a "preocupação" da autarquia em que seja disponibilizado "o máximo de informação" em áreas como as finanças municipais ou o urbanismo, entre outras.

"Tudo o que se reporta a essas matérias está disponível no site. Também a contratação pública tem um 'link' direto para a plataforma de compras. As pessoas podem acompanhar todo o regime de compras", frisou.

A página Internet da autarquia vai ainda passar a possibilitar pagamentos online, além de outros serviços como o balcão do empreendedor ou o licenciamento industrial, estando ainda em curso a sua tradução para inglês e espanhol.

JLS // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.