Criação de empresas aumenta 12,2% no 3.º trimestre, insolvências recuam

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 out (Lusa) -- O número de empresas criadas aumentou 12,2% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com igual período de 2012, enquanto os encerramentos recuaram 18% e as insolvências baixaram 6,4%, segundo o barómetro Informa D&B hoje divulgado.

De acordo com o Barómetro Empresarial da Informa D&B, que faz uma análise do tecido empresarial português, "a tendência positiva na constituição de empresas tem sido uma marca de 2013, com o acumulado janeiro a setembro a registar mais 16,4% face ao período homólogo".

O crescimento ao nível da criação de novas empresas e a diminuição de dissoluções é "generalizado aos vários setores económicos e distritos" portugueses.

Os setores que registaram maior número de novas empresas foram os serviços (32%), o retalho (16%) e o alojamento (11%).

Todos os distritos, à exceção da Guarda (com uma queda de 0,7%), registaram uma subida das constituições de empresas, destacando-se Lisboa (28%), Porto (19%) e Braga (9%).

As insolvências recuaram 5,6% no terceiro trimestre relativamente ao período homólogo de 2012, sendo o 3.º trimestre consecutivo de descidas.

Por setores de atividade, a construção e as indústrias transformadoras registaram uma descida do número de insolvências, enquanto nos serviços, retalho e alojamento e restauração foi verificado um crescimento.

Lisboa, Porto e Braga são os distritos que concentram um maior número de insolvências.

Já as dissoluções de empresas baixaram em todos os setores, à exceção das indústrias extrativas, com as atividades imobiliárias, as telecomunicações, as atividades financeiras, a indústrias transformadoras e a Construção a registarem descidas superiores a 20%.

CSJ// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.