Primeiro-ministro espera ter solução para Túnel do Marão em meados de Junho

Primeiro-ministro espera ter solução para Túnel do Marão em meados de Junho
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, avançou hoje que "até meados deste mês" o Governo deverá ter uma solução para a obra do Túnel do Marão parada há quase dois anos.

Passos Coelho falava, em Bragança, no segundo dia de uma visita a Trás-os-Montes, respondendo às expectativas regionais de novidades sobre esta obra que vai permitir a ligação contínua do Porto a Bragança em autoestrada.

O primeiro-ministro adiantou ter a "expectativa de que até meados deste mês esta questão fique esclarecida e possam ser retomados os trabalhos interrompidos há quase dois anos".

O chefe do Governo lembrou que o impasse se deveu "a uma divergência insanável com a dona da obra (a Somague) e já não existia outra solução senão o Estado retirar para si próprio aquela obra para a poder concluir".

A preocupação do Governo é, segundo disse, que os financeiros, nomeadamente o sindicato bancário, aceitassem "transferir pata o Estado, no caso a Estradas de Portugal, as condições financeiras que estavam no contrato inicial".

O primeiro-ministro afirmou que "o Governo já garantiu financiamento" e irá "retomar a obra tão rapidamente quanto possível".

A obra mais mediática de Trás-os-Montes resulta de uma Parceria Público Privada e foi suspensa a 27 de junho de 2011, por dificuldades financeiras do consórcio, quando já estava executada a 70 por cento e faltava pouco mais de meio ano para a data prevista da conclusão.

O túnel faz parte da Autoestrada do Marão, que ligará Amarante a Vila Real e que, juntamente com a Autoestrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança, equivale à continuação até à fronteira da A4, que já liga o Porto a Amarante.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.