Governo aprova lei que aproxima regime laboral público ao privado

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 out (Lusa) - O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros a proposta de lei relativa à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, que aproxima o regime ao do setor privado.

"Esta lei integra as últimas alterações" feitas nos últimos seis anos, "é uma reforma de grande alcance, uma das mais importantes realizadas nas últimas décadas", afirmou o secretário de Estado da Administração Pública, Helder Rosalino.

A lei estabelece como regra 22 dias de férias para os funcionários públicos, contra os atuais 25 dias.

"Mantém-se a possibilidade de ter mais um dia por mais de 10 anos de atividade", disse o secretário de Estado, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

As 40 horas de trabalho semanais passam a ser regra, embora o governante tenha avançado que através de negociação coletiva o número de horas possa ser reduzido.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".