Estar em festivais é "absolutamente fundamental" para o cinema português

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 31 ago (Lusa) - O realizador Marco Martins fará a estreia mundial do filme "São Jorge", na quinta-feira, no festival de Cinema de Veneza, um dos lugares que considera importantes para a sobrevivência do cinema fora de Portugal.

O festival de Cinema de Veneza (Itália) começa hoje e contará com a estreia de "São Jorge", na quinta-feira, na abertura da secção competitiva "Orizzonti", dedicada às "novas tendências do cinema mundial".

Em "São Jorge", o ator Nuno Lopes é um pugilista, desempregado de longa data, que aceita trabalhar numa empresa de cobranças difíceis, para pagar as suas próprias dívidas.

Em entrevista à agência Lusa, Marco Martins contou que a presença em festivais internacionais se tornou "absolutamente fundamental para a vida dos filmes portugueses, porque o universo dos espectadores e o universo de salas em Portugal é cada vez mais reduzido".

Este é o ano em que, só para citar dois exemplos, Leonor Teles conquistou o Urso de Ouro em Berlim, com a curta-metragem "Balada de um batráquio", e João Pedro Rodrigues foi eleito o melhor realizador do festival de Locarno, com "O ornitólogo".

Em 2014, Pedro Costa conquistou aquele prémio em Locarno, com "Cavalo Dinheiro", e, em 2012, João Salaviza arrecadou o Urso de Ouro com a curta "Rafa".

"Para o filme ter uma vida e ser visto, tem de ser visto fora de Portugal, tem de ter uma vida que transcenda as salas portuguesas. E isso só pode acontecer através da exibição em festivais, onde estão distribuidores e exibidores internacionais que podem agarrar no filme e fazer isso", opinou Marco Martins.

O realizador lamentou a "grande dificuldade de comunicação" do cinema português, "de encontrar o seu público". "Ele existe, mas é muito difícil chegar até ele", disse.

Quanto a "São Jorge", Marco Martins explicou que quis fazer "um documentário mascarado de ficção", a partir de muita pesquisa sobre pugilismo, clubes de boxe e os efeitos da crise económica no país, do ponto de vista social.

"Quando há uma grande crise, às vezes não há um rosto dessa crise. Havia um bocado a procura desse rosto, dessas pessoas que estavam a viver essa crise", disse o realizador.

Coproduzido entre Portugal e França, "São Jorge" foi rodado nos bairros da Bela Vista (Setúbal) e Jamaica (Seixal), com atores profissionais e não profissionais e, apesar de ser "muito documental em certos momentos", é também quase "um policial negro", feito a quatro mãos entre o realizador e o escritor Ricardo Adolfo.

"São Jorge" tem a estreia mundial no festival de Veneza e foi escolhido para a abertura da secção "Orizzonti", uma visibilidade que já lhe garantiu a compra para exibição internacional por uma distribuidora francesa. Em Portugal deverá estrear-se em novembro.

"São Jorge" é a terceira longa-metragem de ficção de Marco Martins, depois de "Alice" (2005), também protagonizada por Nuno Lopes, e "Como desenhar um círculo perfeito" (2009), ambos premiados.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados