Prisão preventiva para suspeito de homicídio qualificado a jovem de Gondomar

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto determinou hoje a prisão preventiva para o suspeito de agredir domingo em Gondomar um jovem de 14 anos que acabou por morrer na noite de segunda-feira.

A informação foi avançada pelo advogado do agressor, Sérgio Marques, segundo o qual o tribunal acusou o jovem de 16 anos pelo crime de homicídio qualificado.

O suspeito, que passou a noite nas celas da Polícia Judiciária (PJ), foi hoje ouvido em primeiro interrogatório judicial no TIC entre as 14:30 e 17:30.

Segundo o defensor, o arguido irá aguardar julgamento no Estabelecimento Prisional da PJ do Porto para “não se misturar com outra população prisional”.

“Falou nos vários interrogatórios e hoje respondeu a todas as perguntas que lhe foram feitas, mas não posso dizer se confessou ou não os factos, apenas que falou sobre eles”, adiantou.

Sérgio Marques referiu ainda que o suspeito tem demonstrado um “profundo arrependimento” pelo que aconteceu.

De acordo com as autoridades policiais, os incidentes terão ocorrido entre as 22:00 e as 23:00 de sábado, na Rua Padre Domingues Baião, protagonizados por um indivíduo que, de acordo com testemunhas, já andava a perseguir a vítima “há algum tempo”.

Em comunicado divulgado segunda-feira, a PJ esclarece que o alegado agressor terá atingido “violentamente a vítima na cabeça, tendo aquela caído inanimada no solo, sendo de imediato transportada para o hospital”.

O rapaz foi transportado com vida para o Hospital de S. João, no Porto, onde acabou por morrer, na sequência das agressões com uma soqueira.

O agressor entregou-se domingo numa esquadra da PSP, tendo sido depois entregue à PJ que tomou conta do caso.

Na manhã de domingo, o oficial de dia da PSP do Porto disse à Lusa que um jovem de 14 anos tinha morrido depois de ter sido violentamente agredido na via pública em Baguim do Monte.

Já na manhã de segunda-feira, a PJ revelou que o adolescente se encontrava afinal em “estado muito grave” no Hospital de São João.

Na tarde de segunda-feira, a direção nacional da PSP lamentou o “lapso”, justificando que a informação por si transmitida domingo sobre a alegada morte do jovem tinha sido obtida junto de “fonte não oficial” do hospital.

O jovem de 14 anos acabou por morrer na noite de segunda-feira, segundo confirmou já hoje o TIC do Porto.

O Centro Hospitalar de São João, no Porto, alegou hoje motivos ético-deontológicos para justificar o silêncio que manteve desde domingo em torno do assunto.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.