Gaia pede apoios 2020 para mitigar cheias no Centro Histórico

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 30 ago (Lusa) - A Câmara de Gaia candidatou a fundos comunitários um projeto para mitigar as cheias na zona histórica da cidade que inclui a construção de uma bacia de retenção do rio Horto, orçada em 460 mil euros.

"O aumento do caudal pluvial que aflui à rede hidrográfica da zona urbana de Vila Nova de Gaia, consequência do fenómeno de alterações climáticas e de locais altamente impermeabilizados, provoca constantemente cheias na zona histórica de Vila Nova de Gaia", refere a autarquia na memória descritiva do projeto a que hoje a Lusa teve acesso.

A câmara de Gaia considera ainda que "este tipo de fenómenos traz consequências negativas diretas no património edificado, na população e no comércio", razão pela qual diz ser "urgente" uma intervenção que mitigação de cheias na zona histórica.

A candidatura da câmara aos fundos do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) é constituída por três empreitadas no total de 552 mil euros: construção de uma bacia de retenção do rio Horto (que passa entre a zona do Gaiashopping e o Centro histórico), obra de arquitetura paisagista na bacia e reforço da capacidade de drenagem da linha de água de Santa Marinha, na envolvente à Avenida Ramos Pinto.

A nova bacia de retenção do rio Horto, esclarece, "evitara´ que os locais mais a jusante, nomeadamente as caves do vinho do Porto, estejam sujeitos a frequentes inundações imprevisíveis", garantindo ainda uma "regularização dos caudais até ao rio Douro".

"Será possível reduzir as zonas inundáveis através, quer da regularização do caudal, quer do incremento da capacidade de drenagem da linha de água de Santa Marinha, protegendo, desta forma, património e pessoas", justifica, estimando com este projeto beneficiar diretamente os cerca de 33 mil habitantes da união de freguesias de Santa Marinha e Afurada.

Na passada semana o ministério do Ambiente divulgou terem sido apresentados 11 candidaturas ao 2020 no valor de 46,3 milhões de euros para reduzir o risco de cheias em 13 municípios.

As candidaturas, incluindo a de 552 mil euros de Gaia, foram apresentadas ao POSEUR para o concurso destinado a intervenções estruturais de desobstrução, regularização fluvial e controlo de cheias, em zonas de inundações frequentes e danos elevados e que dispõe de 30 milhões de euros de fundos comunitários.

"As candidaturas deverão ser aprovadas num prazo de dois meses, permitindo o início imediato das obras", assegurou então a tutela.

A Câmara de Gaia estipulou um prazo de 20 meses para a obra em causa.

Em janeiro, e com o agravamento das condições meteorológicas, o rio Douro galgou as margens nas freguesias de Avintes, Crestuma, Oliveira do Douro e Afurada em Gaia, tendo a subida das águas afetado também os centros históricos do Porto e Gaia.

Em abril, o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias no rio Douro voltou a alertar para o risco de subida das águas nas zonas ribeirinhas de Porto e Gaia.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Já há cinco praias no Norte com vigilância fora de época. Federação estende apelo a todo o país

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores insiste para que a vigilância nas praias se estenda para além da época balnear, em todo o país.