Autoeuropa faz paragem de produção de quase um mês entre 17 Dezembro e 13 de Janeiro

| Economia
Porto Canal / Agências

Palmela, 29 out (Lusa) - A Autoeuropa vai fazer uma paragem de produção de quase um mês entre 17 de dezembro e 13 de janeiro, incluindo as tradicionais férias de Natal, informou hoje a Comissão de Trabalhadores.

De acordo com o calendário para dezembro e janeiro, que hoje foi divulgado, a Autoeuropa vai cumprir quatro `downdays´ (dias de não produção) de 17 a 20 de dezembro, a que se juntam mais seis `downdays´ de 6 a 13 de janeiro de 2014.

Pelo meio, os trabalhadores da Autoeuropa têm as tradicionais férias de Natal, de 23 de dezembro de 2013 a 03 de janeiro de 2014, o que corresponde a quase um mês de paragem de produção.

Segundo revelou à Lusa o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, António Chora, os `downdays´ previstos para dezembro de 2013 e janeiro do próximo ano "resultam do investimento que está em curso para remodelação das cabines de pintura".

"É um trabalho que deverá ter continuidade nas próximas férias de verão", acrescentou o responsável.

António Chora referiu-se também à entrada em vigor, esta terça-feira, do acórdão do TC (Tribunal Constitucional) que manda repor os 25% de compensação nas horas extraordinárias".

"Já informámos a empresa que, estando em vigor a decisão do TC, o tempo de compensação dos trabalhadores que fizeram horas deverá ser colocado na `conta´ desses trabalhadores, para que possam usufruir desse tempo de compensação à posteriori", afirmou.

A Comissão de Trabalhadores já informou a empresa de que a partir de hoje dia 29 está em vigor o acórdão do Tribunal Constitucional que manda repor os 25% de compensação nas horas extraordinárias, pelo que espera a rápida regularização da situação.

"No caso da Volkswagen Autoeuropa, a retroatividade remonta a janeiro de 2013, altura em que a empresa retirou o tempo de compensação no trabalho extraordinário prestado de segunda a sábado", disse.

"A empresa respondeu-nos que cumpre a lei", acrescentou António Chora.

GR// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.