Proibição do uso de burquíni em França fica suspensa

Proibição do uso de burquíni em França fica suspensa
Redes sociais
| Mundo
Porto Canal (AYQ)

O Conselho de Estado francês suspendeu a proibição do uso do burquíni, esta sexta-feira, enquanto não houver um “risco comprovado” para a ordem pública.

A Liga dos Direitos Humanos (LDH) e o Coletivo Contra a Islamofobia em França (CCIF) apresentaram um requerimento, analisado por juízes, no qual exigiam a suspensão urgente de uma proibição de uso do burquíni decidida por uma estância balnear da Côte d'Azur (sudeste). Em causa está a legalidade de cerca de 30 decretos municipais semelhantes a esse emitidos em França este verão.

O Conselho de Estado afirma que as autoridades locais francesas apenas poderão restringir as liberdades individuais se houver um "risco comprovado" para a ordem pública, afirmação que foi elogiada por representantes da comunidade islâmica em França. Abdallah Zekri, secretário-geral do Conselho Francês do Culto Muçulmano (CFCM) e presidente do Observatório Nacional contra a Islamofobia, afirmou à France Presse que “esta decisão de bom-senso vai permitir que a situação se torne menos crispada, já que ficou marcada por uma tensão muito forte entre os nossos compatriotas muçulmanos, nomeadamente entre as mulheres”.

O burquíni é o fato-de-banho islâmico que cobre o corpo da mulher, deixando visíveis as mãos, os pés e a cara, e tem causado controvérsia após ter sido proibido o seu uso em algumas praias francesas.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.