Reservas de sangue em baixo para alguns grupos sanguíneos

Reservas de sangue em baixo para alguns grupos sanguíneos
| País
Porto Canal (AYQ) com Lusa

As reservas dos grupos O-, B- e AB- estão em baixo, chegando para muito poucos dias. O Instituto Português do Sangue e da Transplantação alerta para a falta destes tipos de sangue.

Os restantes grupos sanguíneos (0+, A+, A-, B+ e AB+) não provocam grandes preocupações, tendo reservas suficientes para sete dias.

Hélder Trindade, presidente do instituto, em declarações à agência Lusa, afirma que existem atualmente reservas destes tipos de sangue para cinco dias, o que “é normal para a época” de férias, em que se costuma registar uma quebra nas dádivas. O presidente ressalvou que as reservas são maiores (para 17 dias) se for contemplado o sangue que consta dos hospitais, que efetuam as suas próprias colheitas. termina dizendo que “não estamos numa situação dramática”.

Para ser dador de sangue, as pessoas devem estar em bom estado de saúde, manter hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e ter entre 18 e 65 anos. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, o limite de idade para uma primeira dádiva é aos 60 anos. A doação pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Para saber onde pode contribuir é possível consultar o site através do endereço www.dador.pt

 

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.