Comboio histórico do Douro já transportou 5.677 turistas este ano

Comboio histórico do Douro já transportou 5.677 turistas este ano
| Norte
Porto Canal com Lusa

O comboio histórico do Douro já transportou 5.677 passageiros nesta época marcada pelo regresso da locomotiva a vapor e numa altura em que faltam realizar 15 viagens até ao final da campanha, disse hoje fonte da CP.

A CP deu início em junho à campanha 2016 do comboio histórico do Douro, que prevê a realização de 40 viagens até 22 de outubro, com partida da estação de Peso da Régua, distrito de Vila Real, até ao Tua, distrito de Bragança.

Segundo dados fornecidos à agência Lusa pela CP, até à última circulação, realizada na quarta-feira, foram transportámos 5.677 clientes (ida e volta) em 26 circulações, com uma taxa média de ocupação de 85,9%.

Faltam ainda realizar 15 circulações até ao final da época.

Em 2015, foram realizadas 30 circulações e transportados 6.202 clientes, com uma taxa de ocupação média de 81,3%, enquanto, em 2014, foram concretizadas 18 viagens e contabilizados 3.384 clientes.

A CP referiu que os dados mostram que o comboio histórico "tem crescido e tem aumentado a sua capacidade de atrair clientes, uma vez que o aumento das circulações foi acompanhado do aumento da taxa média de ocupação".

A edição deste ano fica marcada pelo regresso da locomotiva a vapor que foi alvo de uma "intervenção inovadora" para substituir o carvão pelo diesel.

Outra das novidades é a possibilidade de os passageiros fazerem a viagem na cabina, junto do maquinista e do fogueiro, com um bilhete especial que tem um custo de 300 euros.

O programa do comboio histórico na linha do Douro arrancou no final da década de 90 com uma composição constituída pela locomotiva a vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son, e por cinco carruagens antigas em madeira.

Em 2013, a CP procedeu a um conjunto de alterações à locomotiva a vapor com o objetivo de tornar o "comboio mais eficiente do ponto de vista operacional e energético" e mais "sustentável economicamente".

A empresa explicou que a histórica locomotiva foi alvo de uma "inovadora intervenção" de forma a "substituir a anterior logística implicada (escolha do carvão, seu armazenamento, carregamento e alimentação da caldeira), pelo simples abastecimento do diesel".

Com esta alteração, a máquina "fica melhor adaptada às exigências energéticas e ambientais do século XXI", já que os 1500 quilos de carvão que eram consumidos por viagem de ida e volta (Régua-Tua) são substituídos por cerca de 400 litros de gasóleo.

A nova caldeira é uma reprodução da original e permite "um funcionamento da locomotiva com menos fumo, sem cinza e sem riscos de incêndio".

O comboio parte da Régua e segue até ao Tua, com vista para o rio Douro e as vinhas em socalco, em pleno Património Mundial da UNESCO.

Durante todo o trajeto, há animação, assegurada por um grupo de cantares regionais e ainda um brinde com vinho do Porto.

A primeira paragem é efetuada na estação do Pinhão, onde os passageiros podem ver os 25 painéis de azulejo do edifício principal e ainda visitar a loja Wine House.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.