GNR de Barcelos deteve trio suspeito de uma dezena de "esticões" a idosas

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 06 mai (Lusa) - A GNR de Barcelos deteve três indivíduos suspeitos de uma dezena de roubos por esticão a idosas, sendo o seu alvo preferencial o ouro que as vítimas tinham ao pescoço, informou hoje fonte policial.

Segundo a fonte, o valor do ouro roubado poderá ascender a cerca de 6000 euros.

"Só um fio que levaram a uma idosa valeria 2.000 euros", acrescentou.

Os detidos, com idades entre os 30 e os 37 anos, são um casal residente em Pedra Furada, Barcelos, e um outro homem daquela cidade, e atacavam ainda as transeuntes idosas que levavam as suas bolsas na mão.

O grosso dos "esticões" aconteceu na cidade de Barcelos e em várias outras freguesias do concelho, entre as quais Barcelinhos, Galegos Santa Maria e Carvalhas.

Há também registo de uma ocorrência na vila de Prado, Vila Verde.

Os detidos circulavam numa viatura e atacavam normalmente em estradas com pouco movimento.

Sempre que viam alguma idosa com sinais de ouro, paravam, sob o pretexto de pedirem uma qualquer informação, e roubavam-na, pondo-se de imediato em fuga.

O ouro era vendido em lojas da especialidade, sendo que a GNR já recuperou o produto da maioria dos assaltos.

"Há dois ou três casos em que ainda não foi possível recuperar", disse ainda a fonte.

Acrescentou que já têm antecedentes criminais por furtos, roubos e tráfico de estupefacientes.

Foram detidos no sábado e vão hoje ser presentes ao Tribunal de Barcelos, para aplicação das respetivas medidas de coação.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.