Violência no namoro: participações aumentaram 50%

| Porto Canal (RYG)

Os dados revelam que são os rapazes que mais legitimam e toleram os comportamentos abusivos.

“Estes dados demonstram-se preocupantes porque temos aqui jovens a considerar a legitimar comportamentos de vestir peças de roupa à namorada (…) pressionar a namora para beijar", diz a investigadora.

“Está provado é que os jovens que manifestam comportamentos abusivos e que são vítimas desses comportamentos muitos deles já assistiram a violência no seu contexto familiar” refere a professora mas acrescenta que não há uma relação causa-efeito mas que aumenta a probabilidade.

Manuela Oliveira refere que houve um aumento de 50% de participações de violência no namoro e que é necessário participar a situação pois é um crime público.

Relativamente à prevenção, Manuela Oliveira afirma que deve ser feita “nas escolas o mais precoce possível apostando aqui nos alunos do 1º ciclo se não no pré-escolar começando a introduzir algumas destas temáticas de forma a que eles se familiarizem com estas questões da violência porque é um problema grave efectivamente.”

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.