Jovem agredido por colegas: o importante é "prevenir desde cedo que muitos casos cheguem a via de criminalidade"

A agressão poderá ter graves consequências se "não houver um acompanhamento imediato e um acompanhamento em termos familiares". Beatriz Pereira reconhece ser fulcral haver um acompanhamento dos pais em relação à vida escolar dos filhos, questionando-os sempre sobre o dia-a-dia, escolar e social.

Nestes casos, a penalização mas também a recuperação do crime são importantes. Segundo, Leopoldo Carvalhais, advogado, o processo educativo e o processo penal "são semelhantes". O importante é que a medida tomada seja "suficiente para evitar a repetição do crime", chegando a haver um pedido de desculpa, como forma de "reparação do crime" por parte dos agressores para a vítima em tribunal.

Sobre a questão do vídeo se ter tornado viral nas redes sociais, Maria Pereira defende que o importante é "defender e não agredir e estimular e desencadear novas agressões".

"Não queremos crucificar estes jovens", acrescenta, em relação aos jovens agressores.

No fim, a doutora frisou que para resolver o problema não chega criar uma nova lei contra o bullying, mas que "é preciso trabalhar na prevenção, que deve ser feita na pré- escola " e essencialmente "prevenir desde cedo que muitos casos cheguem a via de criminalidade".